Pesquisar

sábado, 15 de outubro de 2016

Pós parto...

Coisas que ninguém te conta sobre ter um bebê...
Não tenho a experiência do parto normal pois passei por duas cesáreas,  Mas pelo que ouvi as mamães dizem que após o parto estão exaustas, se sentindo fracas,  com dores por todo o corpo, inclusive na região íntima, mas que a recuperação é mais rápida.
Bom vou falar aqui das minhas experiências.
Cesárea é uma cirurgia de grande porte onde envolve a saúde física da mamãe e do bebê,  tive duas cesáreas necessárias e devidamente indicadas pelos médicos para salvar a vida dos meus filhos, mas não sou contra a cesárea sou a favor dela pois hoje em dia são poupadas vidas através desse procedimento.
Bom... no primeiro parto eu não sabia o que estava me esperando, era tudo novidade, a anestesia não doeu nada, o procedimento foi super tranquilo, após lei a hora de cirurgia fui Para a sala  de pós operatório onde vc aguardo até voltar completamente da anestesia e te levam para o quarto.
Dessa vez tive meu primeiro filho as 9:39 da manhã e só me deixaram levantar e sair da cama, tomar banho, no dia seguinte as 7 horas da manhã, fiquei assustada... mas enfim...
Retirar a sonda não é nada agradável, a retirada do curativo e dar de cara com aquele corte enorme também não é nada bom.
Levantar pela primeira vez após o parto é complicado, pernas trêmulas, senti fraqueza,  enjoo, quase não consegui tomar banho direito e as enfermeiras me ajudaram.
Só de estar cheirosa novamente e com um pijama confortável eu já me sentia uma nova mulher.
Todas essas sensações foram passando aos poucos.
Amamentar é complicado apoiando o bebê na barriga onde tem a incisão da cesárea o ideal é uma ótima almofada de amamentação.
Essa cesárea foi com pontos, então após 9 dias do parto fui ao consultório do meu médico para rerira-Los, esses primeiros dias foram complicados, sentia muito desconforto pra fazer tudo, mas depois que os pontos foram retirados tudo melhorou.
O incrível é que qualquer pessoa principalmente os homens; se passarem por uma cirurgia vão ficar deitados em uma cama recuperando, levantando somente pra ir ao banheiro, mas as mamães não,  além da dolorida recuperação vem Para casa com um lindo pacotinho nos braços totalmente dependente de seus cuidados.
No segundo parto a diferença foi que a anestesia doeu de mais, o corte foi colado então não fui retirar os pontos,  só retornei ao consultório com 20 dias Par a o médico verificar se estava tudo certinho.
Eu já sabia tudo que me esperava então levantei pela primeira vez com mais calma e mais confiante, os primeiros dias em casa foram mais tranquilos porém acho que dessa vez os pontos demoraram mais pra cicatrizar e a cicatriz não esta tão discreta como da primeira vez.
O pós parto também envolve hormônios e sentimentos, a mulher está carente, se sente fragilizada,  uma alegria imensa em ter seus filhos nos braços mas ao mesmo tempo aquela vontade de chorar, aquela insegurança de Saber se você irá dar conta de tudo o que vem pela frente, uma coragem de leoa pra cuidar do seu bebê mas ao mesmo tempo o corpo cansado do trabalho de parto ou da cirurgia  que passou.
Se você que está lendo essa postagem é mamãe ou está grávida saiba que não está sozinha , todas passamos por isso e posso te afirmar que vai passar, tudo passa e novas fases virão.
Mas se você é alguém da família dessa gravidinha ou nova mamãe, apoie ela em todos os momentos, menos críticas,  menos conselhos e sugestões, nesse momento não é a hora certa, agora  é o momento de abraçar e acolher .
Sou eternamente grata a Deus por ter gerado minhas duas riquezas e a minha mãe por ter cuidado de mim no pós parto, enquanto as visitas só tinham olhos para o bebê, minha mãe estava ali pra cuidar de mim, e hoje sinto na pele o amor que ela tem por mim.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário