Pesquisar

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Introdução alimentar !!!

Em minha segunda gestação eu estava decidida a amamentar, então me preparei muito bem pra viver esse momento, você pode acompanhar esse assunto no post sobre amamentação.
Graças a Deus e para minha alegria chegamos ao marco de 6 meses de amamentação exclusiva. Só leite materno, nada de água, chás e nem sucos, o leite da mãe é o suficiente para matar a sede e fome do seu bebê.
Pois bem... após os 6 meses o bebê deve começar a comer frutas e papinhas salgadas.
A pediatra do meu filho me orientou a começar pelas frutas por uns 15 dias e depois inserir as papinhas salgadas.
Na gestação eu tinha muita curiosidade sobre o método BLW, pesquisei muito sobre isso, tirei dúvidas com a pediatra, mas sinceramente meu bebe está com 6 meses e 6 dentinhos, então ele morde pedaços grandes dos alimentos e acabei ficando insegura em aplicar esse método que consiste no bebe se alimentar sozinho, ou seja, você oferece para ele pedaços grandes de alimentos, cozidos "al  dent" no caso de legumes e ele pega com a mãozinha e se alimenta, assim ele tem contato com a textura, cheiro, cor, e sabor, e decide quanto colocar na boca, qual alimento é o seu preferido e qual não gosta.
Super apoio quem aderiu a este método e se você mamãe que está lendo está interessada pesquise mais sobre o assunto e se prepare para administrar esse método com seu bebê.
Porém aqui estou relatando minhas experiências como mãe, eu ficava tensa cada vez que  dava um pedaço de alimento na mao do meu filho e acredito que essa tensão não fará bem nem a mim e nem a ele.
Começamos pelas frutas, a banana amassadinha, mamão também amassado, maçã e pêra raspadinha e suco de laranja Lima.
Meu filho aceitou bem quase todas as frutas, exceto a banana que até agora rle faz careta e cospe todas as colheradas.
O suco de laranja Lima sem açúcar e sem coar , porque ele esta tomando naqueles copinhos de transição, onde os furos são maiores do que a mamadeira.
O melão não estava na lista autorizada pela pediatra mas o bebe viu o irmão comendo e não resisti em dar a ele para experimentar deu um pedaço na casca mesmo , ele fez a maior sujeira mas adorou a fruta.
Após 15 dias começamos  com as papinhas salgadas.
Eu optei por papinhas pela insegurança  Minha ao método BLW  porém eu não queria oferecer ao meu filho uma papinha com tudo misturado, formando aquela "gororoba " de cor homogênea r sem gostos definidos.
Então faço assim... cozinho frango ou carne na panela de pressão, depois retire o pedaço de carne que vou ocupar em outra refeição e acrescento os legumes para cozinhar naquele caldinho, após amolecer eu retiro do caldo e amasso separadamente e ofereco ao meu filho.
Assim acredito que tem a proteína da carne no caldinho e os legumes ficam com seus sabores individuais onde ele pode observar diferentes gostos, cheiros e cores,  no momento ainda não da pra saber a textura porque estou oferecendo na colher, mas a medida que  ele crescer vou ver se fico mais segura em oferecer na mãozinha dele ou se ele se adaptou as papinhas.
Não podemos esquecer que  cada bebe tem sua particularidade e  cada mamãe faz o melhor para seu filho.
Volto aqui daqui um tempinho para fazer outro post sobre como está a alimentação por aqui.
E continua a livre demanda do leite materno, ou seja, chorou é peito, e nos intervalos sempre leitinho da mamãe.



Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário